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FAQ – Flux®

FAQ do Flux®

LIMS é a abreviação do nome Laboratory Information Management
System ou seja Sistema de Gerenciamento de Dados Laboratoriais.

Um LIMS pode ser qualquer sistema, manual ou automático destinado ao gerenciamento de
dados de laboratório. Qualquer tipo de dado e qualquer tipo de laboratório. OS LIMS variam
desde organização dos dados em cadernos de forma estruturada até sistemas elaborados como
o Flux® que realizam cálculos automáticos, constroem gráficos e importam dados de saídas de
equipamentos.

O grande desafio do LIMS é ser um sistema de fácil adequação pois a rotina do laboratório
muda com relativa frequência, dada a natureza dos processos em um laboratório. Uma das
maneiras de promover esta flexibilidade que facilita a adequação é a utilização de workflows.

Um Fluxo de trabalho ou Workflow, de acordo com a definição da Workflow Management
Coalition em 1999 é a automação de um processo na sua totalidade ou em partes, onde documentos,
informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação,
de acordo com um conjunto de regras de procedimentos.

Os workflows podem ser especificados usando Sistemas de Gerenciamento de Workflows (SGW). Com um SGW é possível definir a sequência de tarefas ou atividades do workflow, de forma
simplificada, através de uma linguagem de descrição de workflows. Uma vez definido o workflow,
o SGW permite ao usuário acompanhar a execução do mesmo e armazenar dados referentes ao
mesmo, assim como recuperar estes dados baseado no contexto em que foram gerados.

O Flux® é um sistema LIMS do tipo SGW. No Flux®, um workflow diferente é construído para cada conjunto de informações a ser gerenciado e estes workflows são carregados no Flux® e usados como formulários eletrônicos.

Uma instância é uma execução do workflow, pode ser o cadastro de um novo ensaio, um cadastro de equipamento, um cadastro de um novo experimento ou de um novo paciente. As instâncias são apresentadas na tela do Flux® como uma lista.

O sistema Flux® possui um tipo de dado específico chamado Registro que tem por finalidade auxiliar o usuário com o preenchimento de dados que serão utilizados mais de uma vez no sistema, além de padronizar o formato destes dados. Ou seja os registros são um recurso eficiente para padronizar e acessar dados previamente cadastrados. Dessa forma, o sistema consegue trabalhar com informações já existentes, limitando os erros do usuário ao inserir dados.

Para acessar o sistema, abra o endereço fornecido pelo administrador no navegador Mozila FireFox ou outro de sua preferência. Nunca use o navegador Internet Explorer pois ele é incompatível com o sistema. A tela de login será exibida. Para entrar no sistema informe o seu nome de usuário (login) e senha e clique no botão Entrar. Se o login for bem sucedido, o navegador será redirecionado para a tela principal do sistema. Caso contrário, verifique se informou corretamente seus dados. Se tiver esquecido sua senha, clique no link Esqueci a senha abaixo do botão Entrar.

Abra o endereço fornecido pelo administrador no navegador Mozilla FireFox ou outro de sua preferência. Nunca use o navegador Internet Explorer pois ele é incompatível com o sistema. A tela de login será exibida. Clique em “Esqueci a Senha” abaixo do botão “Entrar” e preencha o Login e o E-mail cadastrado no sistema. Após digitar, clique em “Recuperar Senha” e um E-mail com nova senha gerada aleatoriamente será enviado para você.

Para alterar a sua senha atual do sistema, abra o endereço fornecido pelo administrador no navegador Mozila FireFox ou outro de sua preferência. Nunca use o navegador Internet Explorer pois ele é incompatível com o sistema. A tela de login será exibida. Informe o seu nome de usuário (login) e senha e clique no botão Entrar. Será exibida a tela principal do sistema. No lado esquerdo da tela na região “Meu Perfil” clique no botão “Alterar Senha”. Ao Clicar no botão “Alterar Senha”, uma janela se abrirá solicitando a Senha Atual, a Nova Senha e o campo de confirmação da Nova Senha, onde a senha nova deverá ser digitada novamente. Preencha os dados solicitados, clique em confirmar e a sua senha será atualizada.

Para alterar a foto atual do usuário sistema, abra o endereço fornecido pelo administrador no navegador Mozila FireFox ou outro de sua preferência. Nunca use o navegador Internet Explorer pois ele é incompatível com o sistema. A tela de login será exibida. No lado esquerdo da tela na região “Meu Perfil” clique no botão “Alterar Imagem do Perfil”. Uma janela se abrirá solicitando o Arquivo da Imagem. Clique no botão “Choose File” e selecione a imagem na pasta do seu dispositivo. Ao selecionar a imagem, clique em “Confirmar” e a nova imagem será definida como do seu perfil.

Para alterar o idioma atual do sistema, abra o endereço fornecido pelo administrador no navegador Mozila FireFox ou outro de sua preferência. Nunca use o navegador Internet Explorer pois ele é incompatível com o sistema. A tela de login será exibida. Para entrar no sistema informe o seu nome de usuário (login) e senha e clique no botão Entrar. Ao entrar no sistema clique no menu “Preferências”. Aparecerão duas informações: “Idioma Padrão” e “Contexto Padrão”. Para mudar o idioma, clique no triângulo ou no nome do idioma e um menu aparecerá onde poderá ser escolhido o dioma deseja entre 3 opções: Português, Espanhol ou Inglês. Ao selecionar o novo idioma, o sistema será atualizado automaticamente.

Para criar uma nova instância de um workflow clique no nome do workflow desejado na tela prinicipal na parte inferior da tela. O sistema então redirecionará você para a tela de instância ou novas execuções do workflow.

É possível criar uma nova instância de um workflow de 2 modos: Selecionando o workflow no menu inferior e clicando no botão Nova Instância na tela de instâncias do workflow:

Também é possível criar uma nova execuçãodo workflow clicando em no botão “Nova Atividade” da barra de ferramentas superior do sistema. Ao clicar no botão “Nova Atividade” você será redirecionado diretamente para a página de criação da nova instância. Ao clicar no botão “Nova atividade” os workflows disponíveis aparecem. Após selecionar o workflow, o sistema redireciona para a primeira atividade do workflow escolhido.

Para editar uma atividade (instância) de um workflow selecione o workflow desejado na tela principal do sistema. Ao clica rno nome do workflow o sistema irá te redirecionar para a tela de Instâncias. Nesta tela, selecione a instância que deseja editar e o sistema irá te levar para a tela da árovre de atividades. Escolha a tivdade que deseja editar e clique no nome da mesma. Clique no botão “Editar”do lado direito da tela e faça as alterações desejadas.A seguir clique em Enviar.

Os registros podem preenchidos usando o link “Registros” no menu superior ou durante o preenchimento de uma atividade do workflow.

Para adiconar um registros através do link clique em “Registros” no menu superior. Selecione o registro caso ele apareça. Caso ele não esteja na lista, clique em “Mais Registros”. A seguir selecione o registro desejado e clique no botão “Adicionar Registro“. Preencha os campos solicitados e a seguir clique em Enviar.

Para adicionar um registro durante o preenchimento de uma ativdade clique no ícone ao lado do nome do campo e você será redirecionado para a tela de registros. Clique no botão “Adicionar Registro“. Preencha os campos solicitados e a seguir clique em “Voltar para a Atividade” para ser direcionado de volta a atividade que estava executando.

Para Executar uma consulta, lique o botão “Consulta” no menu superior do Flux® e selecione a consulta desejada. Após escolher a consulta, você vai ser redirecionado para a página de consultas do Flux®, onde haverá um botão “Executar”.
Clique no botão “Executar”, o sistema irá gerar uma tabela com todos os dados disponíveis. Os dados retornados podem ser exportados para CSV, PDF, XLS ou XML. Para isto clique no ícone do formato desejado que aparece abaixo dos resultados.

O suporte pode ser contactado através do e-mail info@satyasistemas.com.br ou através do whatsapp: (31) 9 9221-1896

O Flux® também conta com um campo específico para suporte: na barra superior, ao clicar no ícone de livro com interrogação o sistema redireciona você para a página de suporte do Flux® , onde é possível ter acesso ao Manual do Usuário do sistema e enviar mensagens diretamente ao suporte.

O sistema Flux® possui uma funcionalidade de alertas automáticos,os quais são exibidos para o usuário cada vez que uma determinada atividade é executada ou quando o prazo de execução de uma atividade se aproxima. Os alertas tem por objetivo avisar o usuário da execução de alguma atividade (como a chegada de uma amostra por exemplo), auxiliar o usuário com o cumprimento de atividades específicas do workflow e lembrá-lo de prazos para execução destas atividades (como a manutenção ou limpeza de equipamentos por exemplo). O sistema mostra a existência de um alerta através do ícone Megafone do lado direito da tela. Aparece abaixo do megafone em vermelho o número de alertas não lidos. Ao clicar no Megafone são exibidos os últimos alertas enviados pelo workflow. Neste local também é possível ver alertas antigos que ainda não foram lidos e alertas já lidos.