Membros

Atualmente LUAR possui um Pós-doc, um estudante de PhD, um desenvolvedor sênior, três mestrandos e sete estudantes de graduação, além de outros membros colaborativos.

Sérgio Vale Aguiar Campos

foto_sergio

Sérgio V. Campos recebeu o título de Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte – Brasil) em 1986, o título de mestre em Ciência da Computação em 1990 e o Ph.D em Ciência da Computação pela Carnegie Mellon University em 1996 no tópico de Verificação Formal de Sistemas de Tempo-Real. Durante seu Ph.D, ele trabalhou na Intel na aŕea de Verificação Formal de circuitos de hardware. Ficou um ano como pesquisador Pós-doc em Carnegie Mellon e é atualmente professor associado do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC – UFMG). Na UFMG, Sérgio trabalhou em vários tópicos como, Verificação Formal de hardware e software, desenvolvimento e implementação de sistemas multimídia, problemas de sincronização e administração de redes de telecomunicações. Seus interesses incluem desenvolvimento, análise e verificação de sistemas de Tempo-Real, hardware e software em geral. Recentemente Sérgio tem sido o PI do Projeto do “Computador Popular”, que desenvolveu um computador de baixo custo para uso em áreas remotas e subdesenvolvidas, tal projeto recebeu cobertura significante da imprensa internacional.

E-MAIL | LATTES | WWW

Alessandra Faria Campos

foto_alessa

Trabalha atualmente como Pós-doc na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (Brasil) no projeto de Administração de Dados Laboratoriais e Integração no Departamento de Ciência da Computação. Ela é mestre em Biologia, recebendo, tanto seu título de mestre quanto o de graduação pela UFMG, onde desenvolveu um trabalho de análise de proteínas e genética molecular. Possui título de PhD pela UFMG, trabalhando com Bioinformática, no qual adquiriu experiência na modelagem de Banco de Dados e na Linguagem SQL.

E-MAIL | LATTES

Paulo H. S. Batista

minion2

Paulo é um estudante de mestrado no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais no tópico de Biologia Sistêmica. Possui Bacharelado em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Paulo trabalhou na PRODEMGE e na CEMIG como especialista em informática. No LUAR ele trabalhou nos sistemas PRODIS e SIGLa. Possui interesse em Bioinformática, Administração de Banco de Dados e Tecnlogias Modernas de Desenvolvimento Web (HTML5, CSS3, Ajax and Javascript).

E-MAIL | LATTES

Fernando Augusto Fernandes Braz

author1

Fernando Braz tem mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (bolsa pela CAPES) no tópico de Verificação Formal e Biologia Sistêmica. Recebeu o título de Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Também  possui curso técnico em Administração de Computadores pelo Colégio Técnico de Minas Gerais. Trabalhou na Fundação de Inovação Tecnológica (2010 – 2011) com o desenvolvimento de software para solução de sistemas de transporte. Trabalhou também com aluno de iniciação científica no laboratório LICAP (Laboratório de Inteligência Computacional Aplicada) na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008 – 2010) desenvolvendo um  satisfability solver para o procedimento de prova de Stalmarck’s. Tem interesse nas áreas de desenvolvimento de software, modelagem e verificação de modelos e bioinformática.

E-MAIL | LATTES | WWW

Lucas Augusto Ferreira Hanke

hanke

Graduando em Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal de Minas Gerais. No LUAR, Lucas trabalha no desenvolvimento de LIMS e na construção de workflows aplicados a Bioinformática. Tem interesse no desenvolvimento de software, Banco de Dados e Bioinformática.

E-MAIL | LATTES

Cássia de Carmo Vieira

foto_cassia

Cássia Vieira está fazendo o curso de mestrado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais no tópico de Biologia Sistêmica. É formada em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Possui curso técnico em Informática Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2006). Trabalhou na Teknisa Software (2007-2008) no desenvolvimento de software para soluções alimentícias. Atualmente, trabalha no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais desde 2008, com  desenvolvimento de software, qualidade dos dados e estatísticas jurídicas. Tem interesse em desenvolvimento de software, mineração de dados e bioinformática.

E-MAIL | LATTES

Vinícius Garcia

vinicius

Aluno de mestrado em Ciências da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais. Com formação complementar em Psicologia, se interessa por Processamento de Linguagem Natural e por desenvolvimento de software. Já trabalhou como sócio de uma empresa de desenvolvimento de software na área de projeto e gestão e atualmente trabalha no LUAR na área de desenvolvimento e mineração de dados.

E-MAIL | LATTES

Jerônimo Nunes Rocha

Sem título

Cursa Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais, concluiu o curso “Técnico em Manutenção e Suporte em Informática” no Instituto Federal de Minas Gerais. Participou da iniciação científica “Mapeamento, Avaliação e Recuperação de Equipamentos Danificados IFMG-SJE” e do “Programa de Iniciação Científica Jr. OBMEP”, e atualmente trabalha no LUAR no desenvolvimento de LIMS.

E-MAIL | LATTES

Philippe Magno Alves de Menezes

264025_506794149349888_1747957075_n

Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Newton Paiva. A cerca de 3 anos desenvolve na linguagem Java, atualmente trabalhando no desenvolvimento de um LIMS. Tem interesse em arquitetura de software, frameworks e na plataforma WEB.

E-MAIL | LATTES

Gabriel Henrique Silva Teixeira

1M1cEwis

Gabriel é estudante de Biblioteconomia e Ciências da Informação com ênfase em Tecnologias da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais. Anteriormente, cursou Sistemas de Informação na mesma instituição, onde decidiu reoptar pelo curso atual. Gabriel já estagiou na ArcelorMittal Sistemas, onde participou de implantações de pŕojetos da área de TI na sede administrativa do grupo. Também já exerceu a função de coordenador de TI em uma distribuidora da capital mineira, e hoje trabalha no LUAR como bolsista de Iniciação Científica em um projeto relacionado à LIMS (Laboratory Information Management System – Sistema de Gerenciamento de Informações de Laboratórios). Tem grande interesse em gestão da informação e é entusiasta do Android.

Maria Cristina Baracat-Pereira

photo

Cristina Baracat é Engenheira Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1985), Mestre em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, 1990) e Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2000), ocupando atualmente a posição de Professora Associada na UFV, no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB). Na UFV, coordena os Laboratórios de Proteômica e Bioquímica de Proteínas do DBB e do BIOAGRO (Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária), é membro fundadora do Núcleo de Análise de Biomoléculas (NuBioMol) e é representante titular da Área de Proteômica junto ao BIOAGRO. Lidera o grupo de pesquisa/CNPq intitulado “Proteínas e Peptídeos: Análise Proteômica Aplicada ao Agronegócio”. É editora e autora de capítulos do livro “Bioquímica de Proteínas – Fundamentos Estruturais e Funcionais”, lançado em 2014 pela Editora UFV. Na UFMG, iniciou em meados de 2014 seu treinamento em nível de Pós-Doutorado Sênior junto ao LUAR/DCC, pelo Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, desenvolvendo atividades visando à construção de uma suíte computacional para a análise de dados de experimentos de proteômica.

E-MAIL | LATTES

Sávio Carlos Martins Costa

savio-foto

Cursa bacharelado em Física na Universidade Federal de Minas Gerais. É técnico em Informática pelo Instituto Federal de Minas Gerais. Se interessa pelo estudo de materiais, eletrônica e computação. No LUAR, trabalha na portação e desenvolvimento de uma aplicação LIMS (Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais) para a plataforma Android.

E-MAIL | LATTES

Fernanda Tempesta Batista

fernanda-tempesta

Concluiu o curso “Técnico em Informática” no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Participou da Iniciação Científica Júnior “Resolução de sistemas de equações lineares utilizando computação paralela”, e atualmente cursa Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais e trabalha no laboratório LUAR.

E-MAIL | LATTES

Arthur de Senna Rocha

arthur

Estudante do curso de Engenharia de Sistemas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou intercambio com duraçao de um ano (2011/2012) no Canada. Tem interesse em desenvolvimento de software e Administração de banco de dados. No LUAR trabalha com o desenvolvimento de workflows.

E-MAIL | LATTES

Membros anteriores

Uma lista dos membros e colaboradores que faziam parte do LUAR pode ser encontrada aqui.